Mergulho Noturno
- Diego Nicolau
- 17 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
( review escrita por Fernando Gomes) - @_fgdalmeida
Mergulho Noturno é o mais novo filme de terror da Blumhouse, empresa especializada em fazer filmes do gênero com baixo orçamento e esperar um retorno gigantesco. Aqui eles pegam a premissa de um curta metragem de 2014, que apesar de vagamente interessante, é muito rasa e alongam ela por 1h38.
Acompanhando uma família que se muda para uma nova casa, após anos de mudanças constantes por conta da carreira do Pai, um ex-jogador de beisebol com uma doença degenrativa. A casa parece perfeita, além da estabilidade e possibilidade de criar raizes, existe uma piscina para a hidroterapia do pai da família — o que eles não sabem porém, é que a piscina é amaldiçoada.
Mergulho Noturno segue a risca os moldes tradicionais de filmes de terror — uma família se muda pra uma nova residência que é amaldiçoada, mas nenhum dos vizinhos faz questão de comentar antes de que a compra seja efetuada. Logo em seguida coisas bizarras passam a acontecer sem que haja comunicação entre eles, ou a vontade de se afastar do macabro até que as coisas saem do controle. Inevitavelmente, a família entra em contato com uma figura mais velha que já enfrentou esse mal antes e nós como audiência recebemos um diálogo expositivo do que é e como derrotar essa coisa.
Existem milhares de filmes assim e alguns melhores que outros, mas Mergulho Noturno parece preguiçoso. Com apenas uma cena copiada e colada do curta que entrega na premissa do filme é uma troca de diálogo bem escrita, a obra falha como terror. Algo extremamente genérico e desinteressante, que abre diversas portas e oportunidades de desenvolvimento para seus personagens, mas vai abandonando todas elas no meio.
Além disso, uma direção nada memorável, trilha sonora ausente e ambientação fraquíssima retiram qualquer tensão ou medo do filme— o que diga se de passagem é um problema para um filme de terror. Não cabe nem mencionar a quantidade horrível de jumpscares óbvios.
A experiência por completo é entristecedora, chegando até mesmo a ser cômica em diversos momentos. Mergulho Noturno é um filme que se apaixonou pela premissa de quatro minutos do curta e depois pareceu completamente desinteressado em expandir esse universo, tornando a adaptação algo inútil.







Comentários